Daqui a menos de um mês, a Clínica do Povo contará com aparelho de raio-x digital. O secretário de Saúde, Ademir José Rover destaca que o município foi contemplado recentemente, diante dos serviços oferecidos no Hospital Monsenhor José Locks, por meio do SUS – Sistema Único de Saúde e por ser um hospital público.
“Até o dia 30 deste mês o aparelho será instalado, pois exige uma adequação na sala para garantir o bom funcionamento”, informa Rover.
Além disso, São João Batista integra o QUALI SUS, um projeto de formação e melhoria de qualidade da rede de atenção à saúde financiado pelo Ministério da Saúde, Banco Mundial e Secretaria de Estado da Saúde, que busca dar apoio às redes de Atenção Psicossocial e de Atenção às Urgências e Emergências da Grande Florianópolis para alocação de recursos que garantam atendimento de qualidade nos serviços oferecidos pelo SUS.
O secretário conta que há várias vantagens no novo aparelho, entre elas, o uso de placas de imagem que podem ser reutilizadas até 40.000 vezes, eliminando assim os custos de filme de raio-x e de processamento. Isto é, assim que a imagem é obtida e digitalizada, a placa de imagem é apagada e o processo pode ser repetido.
Outras vantagens
Por produzir imagens digitais, estas podem ser transferidas facilmente e instantaneamente para diferentes departamentos em um hospital ou clínica. Em segundos, por exemplo, um cirurgião ortopédico pode ver uma imagem na sala de cirurgia que foi feita no departamento de raio-x. As imagens também podem ser transferidas para um CD, e o paciente pode levar para o consultório de um médico. “Além disso, eliminaremos uma despesa com os laudos que chegavam até R$ 30 mil”, finaliza o secretário.