Com a preocupação de diagnosticar perda auditiva precoce, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comunitário e Saúde de Nova Trento, através do Nasf – Núcleo de Apoio a Saúde da Família – por meio do setor de Fonoaudiologia, informa aos neotrentinos que a Triagem Auditiva Neonatal, conhecida como Teste da Orelhinha, além do Teste da Linguinha, estão a disposição da comunidade em 2017.
O procedimento é realizado na Unidade Básica de Saúde Madre Paulina, no Centro. Para realizar o exame não é preciso agendar horário. O teste é de responsabilidade da fonoaudióloga Larissa Nunes Scapini.
O Teste da Linguinha é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa que podem comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, engolir, mastigar e falar.
Já o Teste da Orelhinha é um exame importante para detectar se o recém-nascido apresenta problemas de audição. É recomendado que o bebê seja submetido à avaliação antes do primeiro trimestre de vida, a sua execução é indolor e não tem contra indicação.
O exame baseia-se na produção de certo estímulo sonoro, bem como na percepção do retorno desse estímulo (eco). O registro é feito através do computador verificando se a cóclea (parte interna da orelha) está normal, ou seja, em funcionamento. No caso de suspeita de alguma anormalidade após a realização da triagem auditiva neonatal, o bebê é submetido a exames complementares para, então, se chegar ao diagnóstico da perda auditiva
É através da audição e da experiência que as crianças têm com os sons ainda na barriga da mãe que se inicia o desenvolvimento da linguagem. Qualquer perda na capacidade auditiva, mesmo que pequena, impede a criança de receber adequadamente as informações sonoras que são essenciais para a aquisição da linguagem.
Teste do Olhinho
O Teste do Olhinho (ou o Teste do Reflexo Vermelho) é um exame que deve ser realizado rotineiramente em bebês na primeira semana de vida, preferencialmente antes da alta da maternidade, e que pode detectar e prevenir diversas patologias oculares, assim como o agravamento dessas alterações, como uma cegueira irreversível.
A importância do teste é que, pelo menos 60% das causas de cegueira ou de grave sequela visual infantil podem ser prevenidos ou tratáveis se detectados precocemente.
É um exame simples, fácil e não dói. É rápido e um feixe de luz ilumina o olho do recém-nascido e reflete um brilho vermelho parecido com o que aparece em fotografias, o olho é examinado separadamente.
Em Nova Trento o teste está sob responsabilidade da oftalmologista, Thiara Santos Ferreira.
Ouça a Reportagem