Valentes e sábios. Essa foi a definição da secretária de educação de São João Batista, Roseli Peixer Tomasini, próximo das 23h desta sexta-feira, 1, após retornar de Itajai com boa parte dos alunos que estavam dentro do ônibus que sofreu um ataque de bandidos e foi incendiado horas antes, próximo a chegada da universidade.
A secretária relata que ao chegar logo foram recepcionados pela reitoria da Univali que foi bastante atenciosa com os estudantes. Os alunos aguardavam ansiosos a ida para casa após o grande susto. “Alguns deles os pais já tinham ido buscar, os demais orientamos para que ficassem calmos e juntos enquanto estávamos indo ao encontro deles”.
Enquanto o diretor de transportes, Almir Soares foi resolver a retirada do ônibus queimado com o diretor de compras do Município, Diego Lamim, a secretária recebeu os alunos e conversou durante todo o trajeto, que dura cerca de 50 minutos, até em casa com eles. “Eles foram valentes e sábios, a começar pelo motorista, Josuel, que se manteve calmo”.
Segundo Roseli os bandidos teriam pedido que ele parasse e saísse do ônibus. Em princípio até achavam que fosse um assalto, mas em seguida, teriam começado a jogar fogo no ônibus , foi então que os estudantes começaram a sair.
“Vidas preservadas…um ajudou o outro. Foram momentos de terror pelo que contaram. Um ônibus destruído, mas todos sãos e salvos”, finalizou Roseli.
Uma aluna se feriu
A estudante Tamara Kayser foj a única que teve ferimentos leves.Ela teria caído quando saía do ônibus. Foi atendida no hospital Marieta Konder Bornhausen e passa bem.