Lideranças políticas do Vale do Rio Tijucas e representantes da Segurança Pública estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (26), na Prefeitura de Tijucas, para tratar da criação de Guarnição Especial da Polícia Militar. Intenção é tirar o Vale da jurisdição do 12o Batalhão de Balneário Camboriú e dar mais autonomia ao trabalho dos militares na região.
Mas a mudança não deverá ser rápida. Segundo o comandante da PM de São João Batista, tenente Sérgio Arlan, da reunião sairá uma reivindicação para comando-geral e se atendido o pedido, o governador Raimundo Colombo terá que emitir um decreto fazendo a alteração.
Os prefeitos assinaram um documento fazendo a solicitação e agora depende de pressão no Governo do Estado. “Os cinco municípios unidos, todos eles vão assinar esse documento para o comando, e posteriormente no nosso governador, para que isso saia do papel e se torne realidade”. Estiveram na reunião o Coronel Amarildo de Assis Alves, Tenente-Coronel José Evaldo Hoffman, Tenente Sérgio Arlan, além dos sargentos Charles e Mayer.
Sérgio Arlan diz que o desejo é que Tijucas vire uma Guarnição Especial no nível de Batalhão, e a Capital Catarinense do Calçado ganhe uma Compania. “Isso viria trazer melhorias num futuro breve, porque a briga nossa é que tenhamos mais efetivo”, diz Arlan.
Para o comandante, uma das maneiras de aumentar o número de policiais na região seria a elevação da Compania de Tijucas para Guarnição Especial e São João Batista para Compania. Atualmente o município é subordinado a Tijucas e a Balneário Camboriú.