O município de Major Gercino realizou na quarta-feira, 24, o 1º Seminário Sobre Alimentação, Saúde e Meio Ambiente. Entre os assuntos, uma palestra abordou os impactos que os agrotóxicos podem trazer para a saúde das pessoas, e que afetam a qualidade de vida.
Autoridades municipais marcaram presença, com destaques ao prefeito Valmor Pedro Kammers, o vice prefeito Moacir Batisti, secretário da Saúde Marcos Marcelinho, secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Valdecir Marchi, secretária de Educação, Maria Janete de Souza Haschel e secretário de Planejamento, Rui Roos.
O seminário contou com a parceria entre a Prefeitura Municipal de Major Gercino, Epagri, Cepagre, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Grupo de Agroecologia.
Segundo os participantes, o tema relacionado à agroecologia se torna importante, pois os problemas ocasionados pelo uso indiscriminado de agrotóxicos podem ocasionar lesões para a saúde a curto, médio e longo prazo.
O evento também tratou sobre educação, saúde e meio ambiente, ao alertae a população sobre o descarte correto das embalagens de agrotóxicos, para que as mesmas sejam devolvidas no local onde são compradas, preservando a qualidade do solo e das águas.
Em uma roda de conversa, os participantes debateram os temas, inclusive com a participação de pessoas dos municípios vizinhos. Produtores de Major Gercino informaram sobre como implantaram o projeto agricultura orgânica em suas propriedades e como conseguiram as devidas certificações.
Ao fim, a conclusão é de que o seminário demonstrou que a busca por saúde e a melhoria na qualidade de vida, são resultados positivos de quem optou em plantar sem usar agrotóxicos. Para tanto, os primeiros passos iniciam pelo aprendizado e a busca do conhecimento.