A Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) destaca que a preferência por nomes curtos e bíblicos, uma tendência popularizada por influenciadores e celebridades, se reflete nos registros de nascimento de bebês em todo o Brasil no ano de 2023.
No estado de Santa Catarina, a escolha de Miguel e Helena se destacou, com 1.176 e 1.099 registros, respectivamente, conforme dados disponíveis no Portal da Transparência do Registro Civil. Florianópolis também seguiu essa tendência, tendo Helena como o nome mais registrado, com 78 ocorrências, seguido por Cecília, com 71 nascimentos.
Quanto aos nomes masculinos, Gael, Davi, Ravi, Noah e Isaac lideraram as escolhas. Já entre os nomes femininos, Maite, Liz, Aurora, Isis, Maya e Eloá apresentaram maior crescimento.
A Arpen-Brasil destaca que a adoção crescente de nomes curtos e bíblicos coincide com a implementação da Lei Federal 14.382/22, que permite a qualquer pessoa maior de 18 anos alterar seu nome em cartório sem a necessidade de procedimento judicial. Desde a vigência da nova legislação, mais de 10,3 mil mudanças de nome foram registradas em um ano.
A norma também possibilita que pais, em consenso, alterem o nome do recém-nascido em até 15 dias após o registro de nascimento. O presidente da Arpen-Brasil, Gustavo Renato Fiscarelli, destaca que essa mudança na legislação tem beneficiado aqueles que desejam modificar seus nomes por diversos motivos.
Para realizar a troca de nome em Cartório de Registro Civil, o interessado maior de 18 anos precisa comparecer à unidade com seus documentos pessoais (RG e CPF). O custo do procedimento, tabelado por lei, varia de acordo com a unidade federativa. Caso haja arrependimento, a reversão da mudança requer uma ação judicial.
Após a alteração, o Cartório de Registro Civil notificará a mudança aos órgãos expedidores de documentos e ao Tribunal Superior Eleitoral, preferencialmente por meio eletrônico.
Nomes mais registrados em SC em 2023:
Masculinos:
- Miguel – 1.176 registros
- Arthur – 811 registros
- Theo – 783 registros
- Davi – 759 registros
- Gael – 756 registros
Femininos:
- Helena – 1.099 registros
- Alice – 845 registros
- Cecilia – 721 registros
- Laura – 697 registros
- Maite – 573 registros
Nomes mais registrados em Florianópolis em 2023:
- Helena – 78 registros
- Cecilia – 71 registros
- Gael – 66 registros
- Miguel – 64 registros
- Theo – 62 registros