A Administração Municipal de Tijucas, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comercio e Turismo vem trabalhando com a possibilidade de desenvolver o potencial náutico do Município, haja vista a localização geográfica e os recursos oferecidos pelo Rio Tijucas, bem como por ser uma cidade litorânea.
Na última quarta-feira (05), o Grupo de Trabalho de Turismo Náutico – GTT Náutico, da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, em conjunto com a ACATMAR – Associação Náutica Catarinense para o Brasil, realizou uma visita coordenada aos municípios de Tijucas, Itajaí e Porto Belo. A visita teve o intuito de demonstrar aos membros do GT as possibilidades de investimentos que Tijucas e outros municípios podem proporcionar.
Na visita ao Município de Tijucas, que teve o acompanhamento do secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Jean Carlos de Sieno dos Santos, o popular Jean do Nico, foram apresentados, além do Plano de Redução de Impostos para atrair empresas do setor náutico, o Plano Municipal que Estabelece Áreas Destinadas a Investimentos Náuticos na Foz do Rio Tijucas.
“Estamos trabalhando para construir o que chamamos de Cidade do Mar no entorno do nosso rio com objetivo de possibilitar melhores condições de trabalho e de vida à nossa população. Além disso, pretendemos diversificar as atividades econômicas desenvolvidas em nossa cidade com treinamentos voltados as áreas do turismo e da indústria náutica” – disse o secretário Jean.
Ainda no dia (05), simultaneamente à reunião do GTT Náutico, Tijucas recebeu a visita do empresário australiano do ramo náutico Neil Smith, que se mostrou bastante otimista quanto à possibilidade de investir no Rio Tijucas. O investidor, proprietário da Tower Transit, possui experiência em Ferryboats e Transportes Coletivos.
Reconhecendo a necessidade e assumindo a responsabilidade de se apresentar um plano náutico e de possibilitar o diagnóstico da capacidade de Tijucas em abarcar empresas do ramo náutico, o secretário Jean, na companhia do Prefeito Valério Tomazi, entrou em contato com o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/SC, Sergio Fernandes Cardoso, que prontamente atendeu ao pedido e precedeu a contratação de uma equipe técnica para realizar o estudo no Município.