A Escola Reunida Prefeito Sinézio Octaviano Dadam, da rede municipal de São João Batista, é a campeã do 1º Festival Estudantil Temático de Trânsito de Santa Catarina (Fetran/SC). A unidade conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental I, com a peça “O Sonho de Ângela”.
A escola, que já havia vencido a etapa regional em agosto, disputou a final estadual nesta semana. A apresentação foi realizada na segunda-feira (22/09) no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), em Florianópolis.
Os vencedores foram anunciados em cerimônia nesta quarta-feira (24/09), também no TAC. Além de melhor peça, a unidade levou os prêmios de melhor texto e melhor atriz (Olívia Amorim).
Escrita e dirigida pelo professor Jerry Andriani Laurindo, com colaboração de Esther Cristina Rodrigues e produção da professora de Arte Rosilda de Abreu Amorim, a peça acompanha a estudante Ângela, que enfrenta inseguranças para desenvolver um projeto escolar sobre trânsito. Em um sonho, ela recebe a visita de personagens do “Reino Infantil do Trânsito”, que a orientam e a incentivam a se tornar defensora de boas práticas no trânsito no mundo real.
“O prêmio evidencia o potencial da nossa rede municipal de ensino e mostra que, com incentivo e oportunidade, nossos alunos são capazes de alcançar grandes resultados. A vitória é resultado de muita dedicação e talento”, parabeniza o prefeito Juliano Peixer.
Já o secretário municipal de Educação, Alício Schiestel, destaca a importância da premiação para toda a comunidade escolar batistense. “É motivo de grande orgulho ver nossos estudantes levando para todo o Estado uma mensagem tão importante. Esse resultado mostra a força do trabalho coletivo e do envolvimento de professores e alunos. Parabéns a todos! ”, analisa.
O Fetran/SC é um projeto educativo que utiliza o teatro como ferramenta de conscientização, buscando sensibilizar estudantes e comunidades para o respeito às normas de circulação e à preservação da vida. A edição de 2025 marcou a estreia do festival em Santa Catarina, fruto de uma parceria entre a Polícia Rodoviária Federal, o Detran-SC, a Fundação Catarinense de Cultura e a Secretaria de Estado da Educação.
Mais informações sobre o festival podem ser conferidas no site www.detran.sc.gov.br/fetransc.