Vem aí o Facilita+ SJB! Um novo jeito de atender a população de São João Batista: mais prático, mais ágil e sem burocracia. O espaço reunirá, em um só local, mais de 300 serviços municipais, além da possibilidade de convênios com serviços do Estado e da União, facilitando o acesso e otimizando o tempo dos cidadãos.
O Facilita+ SJB será instalado na Avenida Egídio Manoel Cordeiro (ao lado do Senai), em um galpão pertencente ao Município, com cerca de 1 mil metros quadrados, que, nos últimos anos, encontrava-se praticamente abandonado.
A edificação passará por uma reforma completa ao longo dos próximos meses, transformando-se em um ambiente moderno, acolhedor e funcional — preparado para oferecer um atendimento de qualidade para todos. A previsão é que a estrutura esteja pronta para entrar em funcionamento no segundo semestre de 2026.
“Além de modernizar a relação entre o poder público e a população, o Facilita+ SJB vai gerar oportunidades para os jovens do município, com a criação de vagas para bolsistas que irão auxiliar no atendimento. É um projeto que une eficiência administrativa e inclusão social”, destaca o prefeito Juliano Peixer.
A implantação do Facilita+ SJB contará com o suporte técnico da Fundação InoversaSul (antiga Fundação Unisul), contratada por meio do Processo Licitatório nº 107/PMSJB/2025. A instituição possui experiência na estruturação dos centros de atendimento de referência Pró-Cidadão, em Florianópolis, e Simplifica, em Timbó, entre outros.
O contrato, com duração de 12 meses e investimento total de R$ 468 mil, abrange, entre outros serviços, a elaboração de projetos de engenharia, implantação de sistemas de tecnologia de informação, gestão de atendimento ao cidadão e videoatendimento, assim como de ferramentas de avaliação da qualidade do atendimento e treinamento das equipes.
“O Facilita+ SJB será um marco para a gestão municipal e para o desenvolvimento econômico local, pois vai aproximar o cidadão dos serviços essenciais de forma rápida e eficiente”, analisa o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Aurélio.
A projeção é que a unidade realize cerca de 5 mil atendimentos por mês. A estrutura sediará, também, três secretarias municipais, reduzindo custos com aluguel e otimizando os ambientes administrativos de outras repartições públicas.
Confira no vídeo a projeção de como ficará o espaço.