Agência J.Somensi
O jornalista Milton Jung realizou a palestra de abertura do AcaertTalks, encontro de profissionais de comunicação de Santa Catarina, promovido pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão, neste sábado (9), em Florianópolis. O profissional de sessenta e um anos de idade atua no setor desde mil novecentos e oitenta e quatro com passagens por alguns dos principais veículos do país, atuando há treze anos como apresentador do Jornal da CBN. No contato com os comunicadores catarinenses, Milton fez uma análise acerca das características que auxiliam na manutenção da relevância do rádio em meio às inovações tecnológicas.
– O rádio tem cinco características muito próximas às das novas mídias, por isso, com mais de cem anos no Brasil, continua moderno. É o caso da interação com o ouvinte, que sempre existiu, desde o contato por telefone, muito tradicional. Assim como a agilidade, mobilidade, velocidade da informação, personalização da programação e o fato de o rádio ser multiplataforma. São características das novas mídias que já existiam no rádio e o fazem um veículo moderno, do futuro – avalia Jung.
Durante a palestra no evento Acaert Talks, o jornalista gaúcho tratou sobre os desafios diários do jornalismo no rádio em âmbito nacional, vivenciados por ele diariamente das 6h às 10h na condução do Jornal da CBN, transmitido em rede. Milton Jung agregou dados de pesquisas em sua apresentação para demonstrar que demandas como informação, emoção, companhia e diversão levam as pessoas a ter o rádio como um parceiro do dia a dia.
– O rádio continua sendo essencial para atender às necessidades das pessoas. Mas, fundamentalmente, os profissionais de rádio sabem falar com as pessoas, porque não há tecnologia que substitua isso. Como disse na palestra, é a dimensão humana que transforma informação em inspiração. A informação está disponível para todo mundo, mas é o profissional que sabe contar essa história, usa da narrativa para levar a história ao seu público, conquista as pessoas e faz com que elas continuem ao nosso lado. Isso faz com que o veículo, mesmo diante de tantos desafios, continue sendo robusto – pondera.
A primeira edição do Acaert Talks reuniu profissionais das emissoras de rádio de todas as regiões catarinenses para um momento de troca de informações e conhecimentos. Seis palestras, ministradas por especialistas de diferentes áreas, trataram de temas como a utilização da inteligência artificial nos meios de comunicação, a presença das emissoras e comunicadores nas redes sociais e o jornalismo na radiodifusão. Além de Milton Jung, profissionais como Maria Cláudia Santos, Diretora de Jornalismo da Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, e Mariana Godoy, apresentadora da TV Record, estiveram entre os palestrantes.
– O trabalho que a Acaert faz em Santa Catarina é essencial. Seria importantíssimo que em todos os Estados brasileiros houvesse uma ação semelhante a essa. É uma forma de refletir sobre o trabalho que fazemos no dia a dia. Muitas vezes desenvolvemos processos, temos que dar resultado, buscamos respostas e não temos tempo para refletir sobre o trabalho que estamos realizando. A Acaert provoca os profissionais de rádio e os gestores a fazerem esta reflexão. Abrir este espaço, trazendo diferentes visões, é uma grande possibilidade para que a gente saia daqui profissionais de rádio melhores do que entramos – analisa o jornalista.