Festejada no dia 13 de dezembro, Santa Luzia (283-304 d.C.) é protetora dos olhos. Ela foi uma jovem siciliana martirizada, tendo seus olhos arrancados nas perseguições aos cristãos do imperador Diocleciano. Seu corpo permanece intacto e exposto à visitação na igreja de São Geremia e Santa Lucia, em Veneza, na Itália.
Conforme a tradição, na véspera do dia de Santa Luzia, antes de dormir, as crianças colocam um no dia seguinte, o prato amanhece repleto de bolachas coloridas e o capim é levado por Santa Luzia para alimentar o cavalinho que puxa a sua carroça.
Essa tradição trazida pelos imigrantes tiroleses de língua italiana em 1875 ainda é lembrada em muitas famílias de Nova Trento, na rua João Bayer Sobrinho, bairro Vígolo e Bonito.
Na rua João Bayer Sobrinho, onde acontece o projeto Caminho dos Presépios, a banda I Pargoleti, a senhora Neide Boso Cadorin e simpatizantes organizam desde o ano de 2011 a passagem de Santa Luzia pelas casas com sua carrocinha distribuindo bolachas pintadas.
Em Nova Trento, Santa Luzia é venerada no oratório do bairro Espraiado, Capela do Bonito, Capitéis no bairro Alto Silva, e travessa Salvador Cadorin, Centro.