A Prefeitura Municipal de Major Gercino, através da Secretaria Municipal de Transportes e Obras, inaugurou no fim da manhã de sábado, 22, a Ponte João Batista de Souza, na localidade do Itereré. O evento contou com a presença de familiares do homenageado, do prefeito Valmor Pedro Kammers, o Valmor do Pita (União), da vice-prefeita Viviane Booz (MDB), do presidente da Câmara, Hilberto Arnoldo, o Beto (MDB), e demais edis, além dos secretários municipais e do público.
De acordo com a Secretaria de Planejamento, o valor da obra é de R$ 2.157.981,52, ao qual foi construída pela empresa Itaqua Construções Eireli, que tem sede na cidade de Brusque. São recursos oriundos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal.
A ponte tem uma extensão de 38,70 metros de comprimento total, com vão livre de 29 metros. São sete metros de pista e 1,5 metros de passagem de pedestre para cada lado. Está apoiada em sete pilares protendido, isto é, com aplicação de tensão nos cabos de aço.
Segundo o prefeito Valmor Pedro Kammers, o Valmor do Pita (União), trata-se de uma obra importante, pois o Itereré é um bairro que deverá se desenvolver futuramente. “Está localizado próximo ao Centro, e acredito que com o futuro asfalto de Angelina a Major Gercino, a cidade se desenvolverá e o crescimento será nessa região, pois no Centro já não há mais tanto espaço”, destaca o prefeito.
Homenagem
A Administração Pública homenageia João Batista de Souza, conhecido por João Gambá (in memoriam), ao qual era morador local e foi servidor público na Secretaria Municipal de Saúde. “Uma pessoa muito conhecida e que era um cidadão exemplar, além de um grande funcionário público”, destaca o vereador Edson Rubik (União).
Segundo o edil, ele e os vereadores Esmael Deluvino e Augustinho Orlandi foram até os familiares informando de que a ponte levaria o nome do senhor João, ao qual foi aceito pela família. Depois, houve a indicação ao prefeito, que enviou para a Câmara, e houve a aprovação por unanimidade.