O Governo do Estado começou a distribuir novos lotes de vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira (19), dos laboratórios Sinovac/Butantan e Pfizer. São João Batista recebe 258 doses da Pfizer e 150 da Coronav. O município está vacinando pessoas acima dos 50 anos.
“Alcançamos nesta sexta o recorde de vacinados em uma semana. Foram 391 mil pessoas que receberam uma dose da vacina contra a Covid-19 nos últimos sete dias. Com essas vacinas recebidas hoje e a rápida distribuição, vamos iniciar um novo grupo, que é o das lactantes. A vacinação avança em Santa Catarina e nos deixa mais próximos do retorno à normalidade”, ressalta o governador Carlos Moisés.
Estão sendo encaminhadas, nesta remessa, 119.410 doses para aplicação da dose um (D1). Deste total, 34 mil são da vacina do laboratório Sinovac/Butantan, sendo que a outra metade ficará reservada na Rede de Frio Estadual, em São José, para garantir a aplicação da dose dois no intervalo recomendado, que é de 28 dias. As outras 85.410 são do laboratório Pfizer e estão sendo distribuídas para 290 municípios.
As vacinas encaminhadas serão usadas para dar continuidade à vacinação da população dos grupos prioritários, com a inclusão das gestantes e puérperas sem comorbidades e lactantes, e também para avançar na vacinação da população por faixa etária.
O diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck, reforça que os municípios só devem avançar para a próxima fase, por faixa etária, quando a cobertura vacinal do grupo que está sendo vacinado superar 75%. “Os municípios só podem iniciar a vacinação da população com 49 anos, por exemplo, depois que a cobertura vacinal recomendada for alcançada para o grupo anterior. Não podemos correr o risco de deixar para trás pessoas que já deveriam ter sido vacinadas para iniciar um novo grupo”, esclarece o diretor.