O intervalo para aplicação de doses de reforço contra a Covid-19 em pessoas com 60 anos ou mais foi reduzido de seis para cinco meses em São João Batista. O período deve ser contabilizado a partir da data de recebimento da segunda dose ou da dose única (no caso da Janssen). A medida segue decisão tomada na última quinta-feira (21) pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de Santa Catarina, a partir de orientação do Mistério da Saúde.
As doses estão disponíveis no Centro Municipal de Convivência do Idoso, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, e nas terças e quintas-feiras, das 17h às 19h30. E, também, de forma especial, neste sábado (30), das 7h30 às 15h. A estrutura fica situada na rua do Sesc, próxima à Estação Rodoviária e ao Centro de Eventos. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF (ou Cartão do SUS) e Carteirinha de Vacinação.
Conforme a Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado (SUV), a dose de reforço na imunização de idosos é uma forma de potencializar e reativar a capacidade de resposta imune do organismo. Neste grupo, a resposta vacinal pode ser reduzida por causa do progressivo declínio da função imunológica provocado pelo envelhecimento natural das células. De acordo com o órgão, a dose de reforço fará com que haja uma maior e mais prolongada proteção, servindo para que os casos e mortes nessa população não voltem a subir.