A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, divulgou, na manhã desta sexta-feira, 22, boletim atualizado da dengue. O relatório aponta que, neste ano, até o momento, 234 casos da doença já foram confirmados na cidade.
Os casos de dengue estão divididos por bairros da seguinte forma: Timbezinho – 86, Centro – 61, Ribanceira do Sul – 24, Carmelo – 16, Jardim São Paulo – 14, Tajuba I – 11, Tajuba II – 8, Cardoso – 4, Colônia Nova Itália – 3, Fernandes – 3, Krequer – 2, Arataca – 1 e Rio do Braço – 1.
O município contabiliza, no momento, 355 casos prováveis (soma de casos confirmados, suspeitos e notificados, excluídos os descartados). O número de focos positivos registrados no município em 2024 está em 102. Atualmente um paciente está hospitalizado com diagnóstico de dengue grave.
Além disso, foi confirmado um caso de chikungunya em paciente residente no bairro Timbezinho. Assim como a dengue, a doença é causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas incluem febre alta, dores intensas nas articulações, dor de cabeça, dores musculares, manchas na pele e, às vezes, náuseas.
A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que, caso alguém sinta sintomas suspeitos para qualquer uma das doenças, procure imediatamente atendimento médico junto a uma Unidade Básica de Saúde ou, então, junto ao Hospital Monsenhor José Locks. Também é solicitada a colaboração da população para eliminar potenciais criadouros do mosquito. Saiba mais sobre a doença no site https://dive.sc.gov.br/index.php/dengue.