Como você tem tratado seus negócios?

585
SHARES
3.2k
VIEWS

Situação comum, em tempos de crise de mercado, baixas vendas e consumidores antenados. Empresário ou vendedor  ‘detonando’ o concorrente, como estratégia para seu negócio. Internet, redes sociais e uma variedade de formas para o consumidor se informar, levam essa estratégia a produzir efeitos opostos aos esperados, e criar oportunidades para o comércio ‘vítima’ da propaganda distorcida.

Quanto tempo tem gasto com seu cliente e negócio? Na vala comum de se acomodar e esperar sentado que a realidade do mercado mude, empresas de 50, 20, 10 anos tem naufragado. O exemplo de atacar o concorrente ao invés de buscar alternativas e modernizar as práticas de atração de clientes, pode ser interpretado como sinal de ‘desespero’, ‘falta de ética profissional’ ou criticar indiretamente, a própria capacidade de escolha do cliente.

É cuidado que novas ou velhas empresas devem tomar. Desqualificar o competidor também poderá ser percebido como uma atitude mesquinha, como uma manifestação de inveja e de falta de respeito do fornecedor em relação ao concorrente. O resultado será a deterioração da imagem do vendedor e de sua empresa perante o cliente. Algumas organizações, por exemplo, conseguem tirar proveito de ataques sofridos por concorrentes, fazendo retornar em novos negócios e atração de consumo.

No livro intitulado ‘Do fracasso ao sucesso na arte de vender’, o autor Frank Bettger conta que tinha sido jogador de beisebol, e por ter se machucado seriamente ficou incapacitado para o esporte e foi forçado a mudar de profissão, tornando-se vendedor de seguros. A obra relata a história de como ele, no começo, experimentou fracasso após fracasso para, gradualmente, evoluir e tornar-se um vendedor de grande sucesso.

Uma das passagens do livro, quando já havia dominado os segredos de seu novo ofício, Bettger relata uma visita que fez ao presidente de uma empresa. O executivo, orgulhosamente, disse-lhe que tinha um seguro contratado com uma companhia concorrente e perguntou à queima-roupa: “Não é uma boa seguradora a minha?”, ao que Bettger respondeu prontamente: “Não existe melhor!”. Qual o efeito dessa resposta? Ao elogiar o competidor, Bettger fez um elogio indireto ao cliente e atraiu sua simpatia.

Flavio Farah é mestre em administração de empresas e propõe, neste caso a suposição que um fornecedor faça uma visita a um cliente potencial. ‘Se o cliente lhe comunicar que adquire rotineiramente mercadorias de seu competidor, o vendedor poderá ficar tentado a desqualificar o produto do concorrente por acreditar que, desse modo, conseguirá atrair o cliente para sua empresa’. Essa estratégia, todavia, poderá produzir efeitos opostos aos esperados. O conselho dos especialistas, em épocas como atualmente, com economia em depressão, é realinhar os negócios.

“Oportunidades não surgem. É você que as cria” – Chris Grosser, fotógrafo

Muitas empresas tem tirado proveito da crise, ao apresentar ao mercado ideias inovadoras, novas formas de contato com a clientela e de atendimento no estabelecimento. Foco também na busca por alternativas para ampliar o faturamento e manter a situação financeira da empresa saudável. É preciso gastar mais tempo ouvindo o cliente e com seu negócio, planejando e testando ferramentas e mecanismos de eficiência. O erro de atacar concorrentes é daquelas perdas de tempo que pode custar caro.

A modernização pode decorrer de melhorias nos processos de gestão e produção ou no atendimento ao cliente. De qualquer modo, ouvir as demandas do consumidor é essencial para traçar o modelo adequado há esse tempo. Variedade de público, que garante o sucesso das grandes magazines, ou focado em público específico sempre existem formas de sobressair. O importante é que as dificuldades não coloquem empresários e empresas no ataque. É sinal vermelho para os negócios.

É preciso ficar atento. Em últimos casos é necessário parar, buscar ajuda e encontrar o caminho adequado para o negócio. Velha desculpa das crises, podem surtir efeito por um período, mas com inventividade e possível tornar o negócio rentável, organizado e vendendo. O empresário deve assumir integralmente a responsabilidade por ter que tomar medidas para superar as dificuldades, estabelecer um plano de negócios, buscar a diferenciação no mercado e estudar seu próprio mercado.

Profissionalização, mantendo a estrutura enxuta também é importante no processo. Manter o foco e trabalhar mais horas por dia. E o principal: parar de reclamar e buscar soluções. Não adianta querer provar que o seu negócio é melhor falando que o outro é pior. Isso denota insegurança e provoca mal estar em quem está negociando com você. Mesmo que o seu concorrente detone você em todos os sentidos, deixe-o ficar falando mal sozinho. Ele acabará sozinho mesmo. Gaste tempo com seus clientes e seus negócios.

Mostrar o que sua empresa e produto têm de bom, é sempre a melhor estratégia.

Próxima Notícia

RECOMENDADOS

OUTRAS NOTÍCIAS

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist