Eleição direta para direção de escolas gera expectativa em Nova Trento

585
SHARES
3.2k
VIEWS

Está lá no PME – Plano Municipal de Educação – de Nova Trento, aprovado em 2015, o artigo em que informa sobre a necessidade de escolher o diretor (a) das escolas municipais através de uma eleição com voto direto (estudantes, professores e pais).

O assunto ganhou notoriedade, após o vereador Tiago Dalsasso (MDB) exigir que o município cumpra o que já foi debatido e definido no Plano de Educação. Com isso, o presidente do Poder Legislativo, Valdemir Luiz Quaiatto (PP) enviou a questão para ser debatida no Conselho Municipal de Educação. “Não vejo polêmica nenhuma, pois já está no PME, de que a escolha da direção das escolas seja pelo voto e não por indicação partidária, como acontece hoje e que não traz nenhum beneficio ao setor”, analisa Dalsasso.

A tendência é que o Conselho Municipal de Educação se pronuncie sobre o assunto na próxima semana. Se informarem que o PME tem que ser colocado em prática, não farão mais do que a obrigação sobre a legalidade do tema. Se forem contrários, estarão contrariando o próprio Plano Municipal de Educação, que eles mesmos já debateram há quatro anos.

Mas, independentemente do parecer do Conselho, o voto dos vereadores é soberano. E, neste caso, se tem outro ponto interessante. A situação tem a maioria dos edis e, inclusive, conta com um professor, Carlos Roberto Orsi (PSDB), irmão do secretário de Educação, Luiz Carlos Orsi. Mesmo não sendo voto de minerva, a posição dele será definitiva sobre o assunto. Se votar contra os professores (maioria quer eleição) estará também sendo contrário não somente a classe, bem como a seu próprio irmão, que foi o mentor do Plano Municipal de Educação.

O jeito é esperar e ver esse desfecho.

Próxima Notícia

RECOMENDADOS

OUTRAS NOTÍCIAS

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist