O caminho ficou livre para Gian Voltolini (PP) construir seu projeto de reeleição. Orivan Orsi (PSDB) abandonou o pleito de Nova Trento para assumir a coordenação da campanha de Aderbal Manoel dos Santos (PP) em São João Batista. Assunto já está encerrado e ficam agora pendente quem deverá compor como vice na chapa de Voltolini. Pelos ruídos dos bastidores deve ser Jaison Marchiori.
Saída de Orivan não significa somente que Gian terá facilidade em construir sua chapa. Haverá contrapartida. Orsi não deverá participar de nenhum ato de apoio ou estrutura de campanha do neotrentino já que estará mergulhado na campanha de São João Batista. Com essa definição nas urnas, em outubro, vai aparecer a foto de Sandra Eccel (PMDB) e Gian (PP).
Além disso, nos meses que antecederam esse desfecho, o ex-prefeito havia batido na tecla que não daria nenhum tipo de apoio a candidatura do pepista. Contra a reeleição, vinha apresentando dados que comprovavam que os neotrentinos seguem a mesma linha. Mais de 50% dos eleitores se declaram contrário a reeleição na Terra de Santa Paulina.
Cientista político, Orivan já trabalha no plano de campanha de Aderbal e forma uma equipe que vai ajudá-lo na condução dos bastidores da eleição em São João Batista. Desde domingo já vem dando expediente na cidade e discutindo os planos de ação. Em Nova Trento, na quarta-feira (20), os tucanos vão se reunir novamente. Resta saber quem vai e quem fica.