Um deboche a sociedade do Vale do Rio Tijucas. Problema simples, que se enrola a mais de um ano e segue sem solução, colocando em risco os motoristas que circulam pelo trecho entre Nova Trento e São João Batista. A fala de Ewald Ristow Filho na Câmara de Vereadores de São João Batista na noite desta segunda-feira (20), foi uma homenagem à incompetência do serviço público e ao descaso com que os políticos tratam a população.
Ristow foi convidado para dar explicações sobre a recuperação da cratera que se formou na margem da SC-410, no Rio do Braço a mais de um ano. Foi subjetivo, fugiu da responsabilidade, disse que tinha feito o possível, e que assim que foi informado do problema tomou as providências necessárias. Mas, que não pode assinar a ordem de serviços para início da obra porque a Agência de Desenvolvimento Regional não tem recursos.
Mais que incompetência, Ristow deixa claro que a sacanagem pública, ao mentir vez após outra sobre a recuperação da SC-410, faz parte da tradição política. Zomba dos manifestantes que se reuniram na cratera no mês de fevereiro e cantaram parabéns para um ano do problema. Gargalha das autoridades locais que semana após semana se deslocam para Brusque ou Florianópolis cobrando uma solução. Estamos sendo enganados, desrespeitados e a mercê da corja do colarinho branco que tem nas mãos o orçamento do Estado.
Qual a função da Agência de Desenvolvimento Regional? Empregar os apadrinhados políticos do Governo do Estado, consumir recursos públicos e brincar com a paciência da população. O limite ficou explicito com a irritação demonstrada pelos vereadores nas intervenções a falas do secretário da Agência de Desenvolvimento Regional.
Hoje uma nova reunião com o Deinfra está marcado para falar sobre a recuperação da cratera na SC-410. E novamente vamos ouvir promessas. Seremos novamente enganados pelos políticos de bolsos cheios e míopes para os problemas que afetam a população. Um carro já caiu na cratera. Sem vitimas graves. E é isso que estão esperando. Uma morte no local, para poder lastimar, fazer post no Facebook e ai, só então, com superfaturamento e aditivos executar a obra.
A fala do Secretário de Estado da ADR na Câmara de São João Batista, é um abuso a inteligência e uma afronta aos pagadores de impostos dos Vale do Rio Tijucas. Esses são nossos gestores, incompetentes por essências e estelionatários por crença política. Estamos entregues a sorte. O vereador Leoncio Cipriani sugeriu que a ADR seja fechada e que o secretário pedisse demissão. Seja, talvez essa, a solução.