A 22ª edição da Fenaostra (Festa Nacional da Ostra) começou nesta terça-feira (3), às 11h, no CentroSul, em Florianópolis. O evento celebra o melhor da gastronomia local com 14 restaurantes e atrações musicais nacionais diariamente.
A entrada é gratuita até as 17h, e, para curtir os shows noturnos de artistas como Pixote, Dazaranha e Yasmin Santos, é necessário adquirir ingressos a partir de R$ 10 no site oficial.
Os visitantes podem experimentar pratos típicos da culinária açoriana, incluindo o “prato manezinho”, por R$ 35. Na edição passada, foram consumidas 40 mil dúzias de ostras produzidas na região. Este ano, espera-se um público de 70 mil pessoas, superando os 60 mil da última edição, com projeção de um aumento de 20% no faturamento.
Além da gastronomia, o evento oferece música ao vivo todos os dias, das 11h às 13h, um espaço infantil e uma feira de artesanato com 60 expositores.
Desde 2014, Florianópolis é reconhecida como Cidade Criativa Unesco da Gastronomia. A capital responde por 97% da produção nacional de ostras, consolidando a atividade como um pilar econômico.
A Fenaostra segue até domingo (8), trazendo uma programação recheada para os amantes da boa comida e da cultura local.