Apesar de já ter recebido um grande número de visitantes, a Administração Municipal de Tijucas através da Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Direitos Humanos realizou no último sábado (13) a cerimônia de abertura da Exposição CC14BC, montada no pátio do Casarão Gallotti.
A exposição refere-se ao acervo do Pelotão Cívico 14 BC, e é uma organização particular, com objetivo cultural que está empreendendo em Tijucas com a criação do PARQUE HISTÓRICO E CULTURAL 14º Batalhão de Caçadores (Antigo Batalhão do exercito em Florianópolis, atual 63 BI).
O Pelotão Cívico 14 BC tem um incontável acervo de equipamentos bélicos utilizados principalmente na primeira e segunda guerra (além de equipamentos de outros conflitos).
Para o prefeito municipal de Tijucas Valério Tomazi, este é uma oportunidade de os moradores de Tijucas conhecer um pouco da história do nosso país e também lembrar dos combatentes de nossa região, alistados para os conflitos. “Ver estes artigos tão de perto, poder conhecer os detalhes, saber para que serviam e ainda imaginá-los em ação é sem dúvidas uma grande aula de história ao ar livre, da qual, precisamos aproveitar ao máximo” – disse o prefeito.
Por conta do mal tempo a cerimônia aconteceu no interior do Casarão Gallotti, onde está instalado o Museu Tijucas.
Os veículos ficarão expostos no pátio do Casarão Gallotti por tempo curto, mas indeterminado pela organização.