A conta de luz dos catarinenses vai subir a partir de quinta-feira (22), após a aprovação do reajuste das tarifas de energia pela Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). O aumento será maior para residências e pequenos comércios do que para indústrias e grandes empresas.
Para os consumidores do Grupo B, que engloba residências, pequenos comércios e propriedades rurais conectadas em baixa tensão, o reajuste será de 4,19%. Já o Grupo A, que inclui indústrias e grandes empresas atendidas em alta tensão, enfrentará um aumento mais moderado, de 0,75%.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) homologou o reajuste anual da Celesc na terça-feira (20), permitindo que a empresa anunciasse o novo valor das tarifas. Segundo a Celesc, o reajuste foi “mantido em um patamar controlado e abaixo dos índices de inflação”, visando minimizar o impacto sobre os consumidores.
O reajuste anual leva em conta os custos de energia, operacionais e de transmissão. Entre os fatores que mais influenciaram o aumento estão os custos relacionados à retirada dos componentes financeiros do reajuste anterior.