Os bancários da região de Brusque e do Vale do Rio Tijucas entraram nesta sexta-feira, 23, no 18o dia de greve. E o número de agências paralisadas segue crescendo.
As agências do Banco do Brasil de Tijucas, Nova Trento, Brusque (parcial), São João Batista, Guabiruba, Botuverá estão com os trabalhos paralisados, exceção ao auto atendimento. Da mesma forma estao as agencias da Caixa Economica Federal de Guabiruba, São Joao Batista, Brusque (duas), e Tijucas.
No que se referem as agencias privadas, registra-se a paralisação no Itaú de Brusque (duas), Santander (Brusque) e, em Tijucas, o HSBC, Bradesco e Itaú.
Deflagrada no último dia 06 de setembro por tempo indeterminado, a greve é uma resposta à proposta da Fenaban, que no dia 29 de agosto propôs um índice de 6,5% e um abono de R$ 3 mil, rejeitado em assembleia pelos trabalhadores e no dia 09 de setembro voltou a insistir no mesmo modelo, que impõe perdas à categoria: 7% e R$3,3 mil abono, reajuste que sequer cobriria a inflação do período, de 9,57% e que resultaria numa perda de 2,39% para os bancários. A Comissão Nacional dos Bancários rejeitou na mesa, reafirmando sua disposição para a negociação, mas evidenciando que não irá avaliar proposta que reduza o poder de compra dos trabalhadores.