Após ocorrência registrada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ribanceira do Sul, que ganhou notoriedade com a viralização de um vídeo no WhatsApp, familiares da responsável pelo ato procuraram a Prefeitura Municipal de São João Batista na tarde desta quarta (06). Eles reconheceram o erro e se comprometeram a reparar os danos causados à unidade.
Além disso, afirmaram que não tem nada a reclamar do atendimento prestado na unidade e pediram desculpas pelo ocorrido, que teria sido resultante de um momento de descontrole por problemas de saúde que a paciente têm enfrentado.
A prefeitura se manifestou em nota mais cedo:
1 – Sobre o vídeo que circula nas redes sociais, o caso realmente ocorreu em São João Batista, mais precisamente na tarde desta terça (05/11), por volta das 17h10, na UBS Ribanceira do Sul.
2 – A Polícia Militar foi chamada e Boletim de Ocorrência foi registrado.
3 – O caso será investigado e a autora responderá por crime de dano ao patrimônio público, assim como ação cível para reparar os prejuízos causados.
4 – Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a paciente reside no bairro e utiliza com frequência os serviços oferecidos pela UBS desde 2013, sendo, em pouco mais de um ano, compareceu a 11 consultas médicas no local, além de outros atendimentos de enfermagem e odontológicos.
5 – Na tarde de terça, ela se dirigiu à unidade solicitando consulta médica. No entanto, foi informada que, naquele turno, o atendimento da Clínica Geral era direcionado a gestantes, sendo oferecida a possibilidade de ser consultada em outra UBS ou, então, retornar na manhã desta quarta.
6 – A paciente, no entanto, optou por permanecer na unidade e, inclusive, recebeu atendimento odontológico durante a tarde. Por volta das 17h10, começou a se exaltar, jogando cadeiras no chão, derrubando objetos do balcão da recepção e quebrando os vidros da porta frontal. Em seguida, deixou a unidade.