A Secretaria de Agricultura de Canelinha já vem “colhendo frutos” e excelentes resultados na produção agrícola do município a partir do uso do calcário, juntamente com a realização da análise dos solos e as recomendações de adubações. Nesta quarta-feira (07), o Secretário de Agricultura do município, Thiago Vinícius Leal, visitou a propriedade do produtor Vilson Domingos Batista, da localidade de Rio da Dona, para verificar os resultados do uso do calcário, distribuído aos agricultores em 2017.
Entusiasmado e realizado com os resultados, o produtor relatou que não houve ataques significantes de pragas e doenças na lavoura de milho convencional, e com o calcário, houve um aumento de 50% na produção do grão e ainda uma melhora na qualidade da espiga, sendo usada para alimentação animal. “Vamos trabalhar juntos que vai dar certo!”, disse o produtor Vilson Domingos Batista ao secretário.
“Existe aqui o plantio de hortaliças, mandioca, milho e outros cultivos mas, muitas vezes, o produtor desconhece que há a necessidade da realização da análise do solo. A importância dessas informações está diretamente ligada ao aumento da produtividade de cada cultura desenvolvida. Cada cultura possui um pH ideal de produção e sem a análise de solo é impossível determinar a quantidade e tipo de calcário e adubo a serem aplicados. A parceria entre prefeitura, secretaria de agricultura, Epagri e produtores elevou e qualificou a produção do município. Os produtores têm relatado o expressivo aumento da produção, já que o calcário aumenta a eficiência de absorção de nutrientes pela planta, dando-a resistência”, relatou o secretário.
Após 10 anos sem estoque, Canelinha pleiteia 50 toneladas de calcário
A Secretaria de Agricultura de Canelinha foi contemplada em julho de 2017 com cerca de 50 toneladas de calcário, após 10 anos de defasagem no recebimento no município. A expectativa é que essa quantidade vá aumentando gradativamente ao longo dos anos e serão destinados exclusivamente aos pequenos produtores rurais de Canelinha. A primeira entrega de calcário, de 13,5 toneladas, foi realizada em agosto, para o produtor Deni Cecati, do bairro Moura.
O Prefeito Moacir Montibeler colocou à disposição dos produtores as caçambas do município para a retirada do calcário, e para a entrega para o produtor em sua propriedade. A Administração Municipal também adquiriu trados especiais, que facilitam a retirada de amostras de solo e, posteriormente, a realização das análises.