A Fundação Municipal de Meio Ambiente de São João Batista (Fumab) promoveu, na manhã desta segunda-feira, 10, uma reunião para tratar sobre a viabilização de um estudo, com abrangência microrregional, relativo à propagação de cheias e à proposição de ações mitigatórias na Bacia do Rio Tijucas.
O encontro, realizado na sede da Prefeitura Municipal, teve a participação de representantes dos municípios São João Batista, Canelinha e Nova Trento. Também estiveram presentes representantes do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas e do consórcio CIM-Granfpolis.
Conforme destaca a diretora-executiva da Fumab, Fernanda Brasil Duarte, a realização deste estudo é fundamental para apresentar propostas para reduzir os impactos de futuras cheias. E, também, embasar os setores técnicos dos municípios no que se refere à viabilidade de empreendimentos em áreas inundáveis da Bacia, permitindo, desta forma, o desenvolvimento econômico e sustentável da região.
“Nesta reunião tratamos sobre as possibilidades de formas e de captação de recursos para que este estudo possa ser viabilizado. É essencial que isso ocorra de forma conjunta, tendo em vista que qualquer ação que se tome em um município pode impactar no vizinho”, complementa.