A Prefeitura de São João Batista afirmou através de nota oficial na tarde desta quarta-feira (09) que uma sindicância foi aberta pelo Instituto Vidas, que é o responsável pelo plantão obstétrico, para apurar se houve alguma falha e tomar as medidas cabíveis, no caso envolvendo o nascimento de um bebê no banheiro do Hospital Monsenhor José Locks.
Elloah nasceu no banheiro do Hospital Monsenhor José Locks na madrugada desta quarta-feira (09). A mãe, que não teve o nome revelado, chegou à unidade hospitalar sentindo fortes dores, mas foi orientada a esperar. Familiares relatam que na madrugada ela teve sangramento e foi ao banheiro onde a criança nasceu.
De acordo com informações, a mãe esteve no Hospital nesta terça-feira (08) pela manhã com fortes dores. O médico mandou a mulher para casa e disse que ela deveria retornar quando as contrações aumentassem. Por volta das 12 horas à bolsa se rompeu, ela voltou para a unidade hospitalar e foi realizado o procedimento de internação.
O médico teria passado a orientação de que quando as contrações aumentassem era para ser chamado. Posteriormente ele deixou o hospital. Na noite de ontem as contrações aumentaram para uma a cada 2 minutos e meio. Familiares pediram para a médica de plantão acionar o médico, mas ela teria dito que só poderia chama-lo às 5 horas da madrugada.
Por volta das 2h45 a mulher teve sangramento e foi ao banheiro se lavar, quando o bebê nasceu. A criança chegou a cair no banheiro da unidade. Imagens registradas no local mostram sangue e um pano branco que teria sido utilizado posteriormente por auxiliares do hospital.
LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA:
A Secretaria Municipal de Saúde vem a público prestar esclarecimentos sobre o nascimento de uma criança no banheiro do Hospital Municipal Monsenhor José Locks na madrugada desta quarta-feira (09)
– Ao tomar conhecimento do fato, o secretário Ademir José Rover se dirigiu ao pai e à equipe para saber informações.
– O nascimento ocorreu às 2h45, quando a gestante já estava internada e se dirigiu até o banheiro.
– A bebê, que nasceu com 52cm e 3.100kg, se chama Elloah, passou por avaliação médica instantes depois do parto e está com o quadro clínico dentro da normalidade, assim como a mãe. A expectativa é que ambas recebam alta hospitalar amanhã (10).
– Por ordem da secretaria, uma sindicância foi aberta na manhã desta quarta-feira pelo Instituto Vidas, que é o responsável pelo plantão obstétrico, para apurar se houve alguma falha e tomar as medidas cabíveis.
– Salientamos que não medimos esforços para que todos sejam atendidos da melhor forma. Em torno de 700 pessoas por semana são atendidas no hospital, uma média de 100 pacientes por dia e nascem, em média, 40 bebês por mês.