A Copa do Mundo de 2026 já iniciou seu processo de eliminação das primeiras equipes. Durante a madrugada e manhã de hoje (17), ocorreram os jogos de volta da fase inicial das Eliminatórias Asiáticas.
O primeiro time a ter seus planos de participar da Copa do Mundo de 2026 frustrados foi Guam. A equipe sofreu uma derrota em casa para Singapura, com placar de 1 a 0 — resultado que se somou à derrota por 2 a 1 no jogo de ida.
É curioso notar que Guam é um território sob jurisdição dos Estados Unidos, uma das nações anfitriãs do evento. A ilha está situada no Oceano Pacífico e é considerada um território não incorporado dos EUA.
Além de Guam, outras nove seleções foram eliminadas na fase inicial das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo hoje: Mongólia, Maldivas, Sri Lanka, Macau, Camboja, Timor Leste, Brunei, Butão e Laos.
Já Singapura, Afeganistão, Bangladesh, Iêmen, Mianmar, Paquistão, Taiwan, Indonésia, Hong Kong e Nepal, conseguiram avançar e estão agora prontos para a segunda etapa do torneio. Eles irão compor grupos com as demais seleções da Ásia que não disputaram a primeira fase, pois estavam melhor posicionadas no ranking da Fifa.
Os dois melhores colocados de cada grupo na segunda fase avançarão para uma terceira etapa de classificação para a Copa do Mundo de 2026.
Confira os grupos da segunda fase das Eliminatórias Asiáticas: Grupo A: Qatar, Kuwait, Índia e Afeganistão Grupo B: Coreia do Norte, Japão, Síria e Mianmar Grupo C: Coreia do Sul, Singapura, Tailândia e China Grupo D: Omã, Malásia, Quirguistão e Taiwan Grupo E: Uzbequistão, Irã, Hong Kong e Turcomenistão Grupo F: Vietnã, Iraque, Indonésia e Filipinas Grupo G: Arábia Saudita, Jordânia, Paquistão e Tadjiquistão Grupo H: Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Iêmen e Nepal Grupo I: Austrália, Líbano, Palestina e Bangladesh