Nesta terça-feira, 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil, a população de São João Batista recebeu a Geloteca, uma geladeira cheia de livros para crianças, adolescentes e adultos.
O projeto é da Academia Batistense de Letras realizado com o apoio da Prefeitura de São João Batista. A professora Raquel Mazera Poffo, que é secretária da entidade, foi quem idealizou o projeto. Raquel explica que a academia atua há dois anos na área de fomento à produção literária e relata que a ideia do projeto surgiu com a confrontação de pesquisas que mostram que 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro.
“Essa geladeira é uma maneira de todos terem acesso à leitura”, explica. Raquel.
A professora Aládia Patrícia Peixer Paz fez uso da palavra representando a secretária de educação, Roseli Tomasini, que não pôde estar presente devido a um compromisso em Florianópolis. “Que a gente possa valorizar este espaço. Quando eu era criança não tinha livros em casa, mas tinha na escola. Vamos nutrir o sentimento de se alimentar na Geloteca e também alimentá-la”, disse.
A presidente da Câmara de Vereadores Rúbia Tamanini Duarte lembrou a importância dos livros como alimento para vida.
Um dos fundadores da Academia e escritor, Willian Willian Duarte da Silva se dirigiu aos alunos e frisou a importância da leitura. “Os jovens só vencerão na vida se lerem, aquele que não estudar está fadado a ter muitas dificuldades. Através da leitura vocês serão grandes na vida”.
A presidente da Academia, Maria Helena Machado, citou outras geladeiras literárias pelo estado destacou que a Geloteca também desperta a necessidade de proteção aos bens públicos. Além disso, agradeceu aos parceiros do projeto, a idealizadora e enfatizou que o é livro fundamental para o crescimento intelectual do ser humano.
Como funciona
O projeto tem como metodologia o desenvolvimento de leitura livre que envolva todos, pois as pessoas usarão de um material que estará disponível para todos usarem e trocarem. A manutenção da geladeira será feita por membros da Academia Batistense de Letras. O período de doação de livros nos Supermercados e na Prefeitura foi realizado em março, mas quem ainda quiser doar pode deixar o livro na Geloteca.
Concurso de redação
Durante a entrega da Geloteca também foi feita a premiação dos estudantes que venceram o concurso de redação: “O Melhor Livro que Já Li” e estes leram os textos. Os premiados foram: Kaleu Francisco (EEB Alice da Silva Gomes), Andrey Perão (EEB Araci Espindola Dalcenter) e Rosangela da Silva (Educação de Jovens e Adultos).