Após o sucesso do alargamento da faixa de areia na praia de Balneário Camboriú, SC, agora é a vez da praia de Jurerê, no Norte de Florianópolis, receber uma megaobra semelhante. O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) concedeu a licença para o alargamento da praia, e a prefeitura está autorizada a iniciar os trabalhos após a entrega do documento nesta semana.
A megaobra está programada para iniciar em outubro, abrangendo aproximadamente 3,3 quilômetros da praia de Jurerê, uma das mais movimentadas de Santa Catarina. Ações semelhantes já foram realizadas em praias como a Central, em Balneário Camboriú, e Canasvieiras e Ingleses, na Capital do estado. Nessas ocasiões, uma draga foi utilizada para transportar a areia do fundo do mar até a faixa de praia, contribuindo para o alargamento da área.
O custo estimado para a realização do trabalho é de R$ 24 milhões, com um prazo de execução de cinco meses. O edital para o processo foi divulgado em julho, após o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) identificar problemas em um documento anterior.
O objetivo da obra é a alimentação artificial da praia de Jurerê por meio de dragagem, semelhante ao que foi feito nas praias de Canasvieiras e Ingleses. A Secretaria de Transportes e Infraestrutura estima que aproximadamente 3.380 metros da praia estarão alargados no início da temporada de verão 2023/2024.