Começou no domingo em São Paulo a Francal, que é a feira internacional da moda em calçados. Na contramão da crise, o setor comemora bons resultados nos primeiros cinco meses do ano já que a indústria de calçados criou 19 mil vagas. E os empresários de São João Batista que participam da feira esperam bons negócios.
Além dos grandes produtores de calçados de São João Batista que expõem individualmente um estande coletivo congrega os pequenos e médios produtores de calçados do polo. De acordo com a consultora do Sebrae, Shirley Sá, a Francal é uma feira que diferencia das demais por haver fechamentos de pedido, além dos habituais contatos que geram contratos futuros. Segundo a consultora a expectativa é de bons negócios.
Essa é a 49ª Francal, conhecida como plataforma oficial de lançamento da estação primavera-verão, que atrai anualmente milhares de visitantes de todo mundo. Essa feira é exclusiva para profissionais do setor. e vai até o dia 5 de julho.
A Francal é responsável por 70% das vendas do setor de todo o ano. O crescimento de 4,7% no faturamento das indústrias nos primeiros meses deste ano ocorre após 5 anos de queda.
Empresários do setor e fabricantes vão sentir se as vendas irão prosperar no restante do ano.
“A expectativa é positiva. No geral, o Brasil nesses últimos 3 meses já recuperou 300 mil empregos. È pouco comparado com os 14 milhões, mas é um processo de recuperação”, afirmou o presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil.
O presidente da Abicalçados, Heitor Klein, fala que o período está propício para as exportações. “A expectativa é que nessa segunda temporada, que é o período mais quente do mercado internacional, nós possamos ter de novo um aumento nas exportações”.