A Escola de Educação Básica Fransisco Mazzola, de Nova Trento, desenvolve um projeto do setor turístico, juto aos estudantes do Ensino Médio. Com o nome ‘Rosa dos Ventos: orientação para o turismo sustentável’, o objetivo é propiciar aos alunos o conhecimento necessário da cidade de Nova Trento, preparando-o para apresentá-la de forma efetiva ao turista, indicando sempre a melhor maneira de utilizar as áreas naturais sem prejuízo para o meio ambiente.
O projeto presta orientação para um turismo sustentável visa oferecer aos alunos todo o conhecimento possível sobre a região de Nova Trento, identificando sua fauna e flora, espaços geográficos e compreendendo a necessidade de preservação do meio ambiente para as gerações futuras.
O projeto Rosa dos ventos é trabalhado de forma interdisciplinar, por área de conhecimento. Cada área desenvolverá um subprojeto, com um tema específico, que estará incluído no tema principal.
A área de linguagens desenvolverá o subprojeto Pé na Estrada. Este projeto visa fazer com que os alunos conheçam melhor a região onde vivem, seus pontos turísticos, sua história e fazer com que os turismólogos consigam passar ao turista todas as informações essenciais da melhor maneira possível. Serão realizadas visitas técnicas aos pontos turísticos principais da cidade, estudo da história desses lugares, visita a pontos turísticos de outras cidades, que oferecem guias e um vídeo explicativo dos principais pontos turísticos da região, em português, inglês e espanhol.
A área de ciências humanas, com o objetivo de analisar e remontar a sociedade neotrentina através do tempo e do espaço, conhecendo geográfica e historicamente a região, fará a construção de um mapa histórico do município de Nova Trento contendo as principais vias e delimitações dos bairros; produção de fotografias evidenciando a mudança que ocorreu na cidade ao longo do tempo e a formação dos grupos nessas comunidades; produção de gráficos e tabelas a partir dos dados sócio econômicos e elaboração de mapas sobre o desmatamento e ocupação ao longo do Rio Tijucas.
Para o professor Rodrigo Bonecher, os alunos estão integrados junto ao projeto e é gratificante o desenvolvimento dos temas que eles são inseridos. “Até por se tratar de que Nova Trento é uma cidade turística e que recebe em torno de 70 mil visitantes por mês”, analisa Bonecher.
A supervisora da escola, a professora Claudete Cadorin Dalsasso diz que há um cronograma a ser cumprido durante todo o ano. Além disso, ela relata que, constantemente, os professores se reúnem para debater o projeto. “Então, é importante destacar que é um projeto que envolve não somente os alunos, mas os professores e, praticamente, toda a escola”, finaliza.
Ouça a Reportagem