A equipe do IBTeC – Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos – IBTeC – estará na 18ª Seincc – Semana da Indústria Calçadista Catarinense – que começa nesta terça-feira,18, e segue até quinta, 20, apoiando a ação do Polo calçadista catarinense. A feira acontecerá no Centro de Exposições de São João Batista, com horário de visitação das 17h às 21h.
Entre as ações que realizará, o Laboratório de Biomecânica apresentará um dos ensaios para a certificação na área de conforto e bem estar do usuário.
Durante a feira, a fisioterapeuta Juliana Wilborn mostrará o Pedar, equipamento que mede e avalia como a pressão se distribui ao longo da pisada e ainda observar a existência de possíveis picos de pressão que podem resultar em danos para os pés. Este é apenas um dos oito ensaios realizados dentro do laboratório para averiguar os níveis de conforto de um calçado antes que seja conferido o selo de conforto.
Uma modelo percorrerá os corredores da feira, com um cinturão acoplado a uma palmilha com sensores distribuídos ao longo dela, medindo em tempo real o impacto de cada pisada.
A novidade para a feira é que as indústrias da região poderão levar seus modelos de calçados para serem testados. “Nossa participação na Seincc tem como objetivo mostrar nosso apoio a este polo calçadista, e colocar nossos serviços à disposição das indústrias da região”, afirma o presidente executivo do IBTeC, Paulo Griebeler.
O Laboratório de Biomecânica do IBTeC realiza serviços e pesquisas voltados a melhorias de calçado e componentes que agreguem atributos de conforto, performance/desempenho, saúde e segurança para os usuários, sejam eles crianças, mulheres, atletas ou trabalhadores. Com profissionais altamente qualificados, o Laboratório de Biomecânica do IBTeC busca qualificar produtos conforme a sua funcionalidade e para qual objetivo ele será Instituto, norteiam o trabalho de certificação nesta área.
Paulo Griebeler lembra que “a demanda crescente por produtos com atributos de conforto é mais do que uma tendência ou um diferencial de competitividade; é uma expectativa de consumidor”. Ele salienta ainda que o IBTeC auxilia as empresas na escolha dos componentes e materiais, através da pesquisa do Laboratório de Biomecânica. Com pesquisa, o IBTeC colabora para o desenvolvimento de atributos de performance, conforto, saúde e bem-estar para os pés.
O Instituto oferece ainda apoio na adequação de produtos quanto aos limites de substâncias restritivas, atendendo às normas internacionais – este é um trabalho que atende especificamente os exportadores de calçados e componentes, que necessitam de laudo que comprove a adequação de seus produtos quanto ao uso de substâncias químicas.
O Laboratório Físico Mecânico realiza avaliações em materiais e componentes, prestando consultoria em processos.
O Laboratório de Microbiologia avalia materiais e produtos quanto ao tratamento contra fungos e bactérias, odores e biodegradabilidade.
O IBTeC disponibiliza ainda Consultoria para as empresas, em áreas como produtividade e qualidade, desenvolvimento de projetos técnicos e desenvolvimento de produtos. Uma equipe de técnicos faz o trabalho de diagnóstico e elaboração de projetos para desenvolver desde a melhoria de lay-out visando o aumento da produtividade, também podendo contemplar o desenvolvimento de novos produtos para alavancar a capacidade de competição nos mercados nacional e internacional.