Apenas um candidato disputará na tarde de quarta-feira, 28, a partir das 14h, a eleição indireta para a escolha do prefeito de São João Batista, que vai administrar a cidade até o dia 31 de dezembro de 2016. O atual prefeito interino Vilmar Francisco Machado, o Bazinho (PP), da Chapa 1, será o único a concorrer, e terá como vice Valdecir José Setti, o Cili (PP).
Isso porque a Chapa 2 foi indeferida pela Mesa Diretora da Câmara, na sexta-feira, 23, em virtude de não apresentarem todos os requisitos para concorrer. O radialista e jornalista Hércolis Cledmar Marcos (PSC), não se descompatibilizou do trabalho no rádio e, com isso, não poderá concorrer nesse pleito, bem como a candidata a vice, Rudilene Hermes, a Duda (PMDB) que, até o dia 31 de agosto, ocupava o cargo de diretora do Hospital Municipal Monsenhor José Locks.
De acordo com a assessora jurídica do Poder Legislativo, Indira Aparecida da Motta Salvadori, a presença de, no mínimo, cinco vereadores, já é suficiente para que o processo de escolha do novo prefeito ocorra. Da mesma forma, caso os nove edis marquem presença, a escolha é por maioria absoluta, ou seja, cinco votos.