O jornalista Leonel Camasão, 31 anos, é o pré-candidato do Psol – Partido Socialismo e Solidariedade – ao Governo do Estado, nas eleições de outubro. Ele é mestre em jornalismo pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina – diretor do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina – e ativista de direitos humanos. Iniciou na política no movimento estudantil, em Joinville, Norte do Estado.
Camasão atuou como repórter no Jornal A Notícia e Notícias do Dia, em Joinville, e ainda, no O Correio do Povo, em Jaraguá do Sul. Ingressou no Psol em dezembro de 2008.
Atuou no movimento LGBT em Joinville e também no Sindicato dos Jornalistas, onde é diretor licenciado. Foi presidente estadual do Psol (2013-2015), assessor da campanha de Elson Pereira à Prefeitura de Florianópolis em 2016 e também assessor parlamentar do vereador Afrânio Boppré.
Disputou três eleições: 2010 (deputado federal), 2012 (Prefeitura de Joinville) e 2014 (deputado estadual). Em 2015, mudou-se para a capital do estado.
Para Camasão, há 40 anos ou mais em que o estado é governado pelos mesmos setores. “Ou são pessoas de sobrenome ‘graúdo’, ou são pessoas vinculados aos grandes grupos econômicos ou são os dois ao mesmo tempo. Então o Psol propõe a mudança, que ocupem esses espaços e que se possa fazer um Governo em torno dos interesses da maioria do nosso povo”, conclui.
Ouça a Entrevista