Gestão municipal em São João Batista terá nova cara daqui para frente. A Prefeitura anunciou mudanças no primeiro escalão com a mudança de titulares, reorganização de funções e novas atribuições. Além disso, ainda em 2017 será realizado concurso público para os principais cargos da Administração reduzindo a dependência de contratação de cargos de confiança.
De acordo com o anuncio oficial, Cândido Prado Flores deixa a Secretaria de Infraestrutura, e no seu lugar entra Giuvano de Souza, que atuava como diretor operacional do Sisam. Já Ivânio Pizzi deixa a coordenação da Defesa Civil e do Departamento Batistense de Trânsito (DBT). A vaga será ocupada por Jofre Melzi.
O Hospital Monsenhor José Locks não terá mais um diretor executivo, porque a unidade deixou de ser uma autarquia e passou a compor a estrutura da Secretaria de Saúde. A diretora Rudilene Hermes não deixará o governo, pois foi transferida para o novo setor criado na Prefeitura. Ela vai responder pela Ouvidoria, e ficará subordinada ao setor de comunicação.
A saída do secretário de Administração e Finanças, Jaci Silva, já havia sido anunciada a cerca de duas semanas, mas só foi confirmada agora pela comunicação da Administração Municipal. Quem deverá responder pela Administração será a chefe de gabinete, Rosane Sartori Rosa, que vai acumular as funções. “Devido a problemas de saúde na família, Jaci terá que se afastar, compreendemos que ficaria difícil de conciliar, mas ficamos felizes que poderemos ainda contar com os conselhos dele”, declarou o prefeito Daniel Cândido.
Nova pasta criada dentro da estrutura do município a Secretaria da Fazenda será comandada por Luiz Henrique Lauritzen, que estava no Planejamento. No lugar dele entra Daniela Schlemper Muniz, que terá o cargo de coordenadora. Ela é efetiva do município. Já a também nova Fundação do Meio Ambiente será dirigida pela engenheira ambiental Fernanda Brasil Duarte.
Reorganização junto a Reforma Administrativa
Mudanças no primeiro escalão da Administração Municipal vem junto a Reforma Administrativa, que foi sancionada na semana passada, após ter sido aprovada na Câmara de Vereadores. De acordo com o prefeito Daniel Cândido, a reforma possibilitou o corte de 47 cargos comissionados, o que representa 1/3 dos cargos.
O prefeito frisa que com a reforma, além de atender uma decisão judicial, uma vez que na estrutura organizacional anterior, determinada pela Lei Municipal nº 2.737, de 28 de março de 2005, não constava nos anexos as atribuições dos cargos comissionados, o que gerou uma Ação Civil Pública, aproveitaram para fazer gestão.
Entre as mudanças, foi implantada também a ouvidoria, que funcionará dentro do departamento de comunicação. “Será mais uma ponte entre o cidadão e a Prefeitura. Queremos escutar as reivindicações, denúncias e sugestões”, explica. O e-mail de contato será [email protected] e o telefone 3265.0195. A responsável será Rudilene Hermes, a Duda.