Um grupo de vereadores protocolou um pedido para o retorno das atividades das creches em São João Batista. Documento assinado pelos vereadores Mateus Galliani, Nelson Zunino Neto, Marcelo Xavier e Elisandro dos Santos, foi entregue nas mãos do secretário de Educação, Gregório de Souza Filho, o Gorinho, nesta quinta-feira (14).
Na terça-feira (12), o município confirmou a volta das aulas presenciais para 18 de fevereiro para os Anos Finais do Ensino Fundamental e para o dia 1º de março para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e para a Pré-Escolas. No mesmo dia informou que não havia previsão para retomada das creches municipais.
No documento os vereadores defendem que a retorno das creches carrega um componente econômico, já que muitos pais precisam trabalhar e não tem com quem deixar os filhos. Eles solicitaram que as unidades sejam abertas já a partir do dia primeiro de fevereiro.
“As mães trabalhadoras não conseguem manter seus empregos e cuidar de seus filhos adequadamente sem uma disponibilidade de creches públicas. Assim, seja pelo funcionamento dos estabelecimentos públicos municipais, seja pela contratação de serviços particulares pelo município, a Secretaria de Educação poderia antecipar o serviço, em nome da segurança econômica e da qualidade de vida das famílias batistenses”, dizem no oficio.
Construção de creche na Tajuba I
Na mesma audiência com o secretário de Educação, Gorinho, foi abordada a situação da construção da creche no Bairro Tajuba I. Apesar de ter recebido a promessa de doação de um terreno para construção da unidade no ano passado, a área não está disponível para o município.
O vereador Mateus Galliani informou ao secretário a possibilidade de resolver o problema. Foi apontado um novo local para receber a estrutura, e iniciados os contatos para viabilização do projeto. Para que saia do papel a prefeitura precisa dar início nos procedimentos.