As crianças da Rede Municipal de Ensino de Tijucas, que estão frequentando a Colônia de Férias 2016 veem um outro mundo através das histórias. Este ano, a equipe trabalha o Projeto “História Vai, História Vem…”, que desperta, entre outros sentidos, a curiosidade pelo mundo da imaginação.
A proposta de trabalho prioriza um atendimento com olhar pedagógico, focado em um ambiente agradável, que oferece vivências e experiências lúdicas relacionadas à leitura, contação, e expressão das histórias além de envolver recreação e diversão.
De acordo com a secretária municipal de educação, Lorena de Oliveira Silva esta é uma oportunidade que as crianças têm de, através das obras literárias, terem a possibilidade de explorar mecanismos da repetição, da imitação e da exploração sensorial, através da brincadeira, e oportunizam a vivência com diferentes texturas e sensações além de ser fonte de prazer e entretenimento auxiliado no desenvolvimento crítico, criatividade e expressão da linguagem.
Desde pequenas, segundo a secretária, as crianças interessam-se pelo mundo encantado das histórias, pelo imaginário, pelo mistério e surpresas que divertem e ensinam.
A proposta do projeto é utilizar a Contação de histórias, jogos, brinquedos, brincadeiras, pinturas, modelagens, oficinas e apresentações musicais, dinâmicas recreativas, exploração da área verde com passeios pelo pátio da escola para brincar e conhecer os jardins e parques, vídeos recreativos, entre outros.
A Colônia de Férias reúne crianças de seis meses à três anos no período de férias escolares. O período começou no dia cinco de janeiro e deve perdurar até cinco de fevereiro no Centro de Educação Infantil Professor Manoel dos Anjos. Ao todo, a Colônia atende 140 crianças em idade de creche, distribuídas em 07 turmas.