A Receita Federal inicia hoje, 23 de setembro, a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2024, a partir das 10h. Mais de 511 mil contribuintes receberão o pagamento no dia 30 de setembro, totalizando mais de R$ 1 milhão em restituições.
Para verificar se você tem direito à restituição, acesse o site da Receita e informe seu CPF, data de nascimento e o ano da declaração (2024). A consulta também pode ser realizada pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para Android e iOS. Além de verificar a restituição, o aplicativo permite consultar a situação cadastral do CPF.
O valor da restituição será depositado na conta indicada na declaração ou na chave PIX fornecida. Este é o penúltimo lote de restituição; quem não receber agora deverá aguardar o pagamento do quinto lote, que ocorrerá em 30 de setembro.
Quem receberá a restituição no 5º lote?
- 11.188 contribuintes com 80 anos ou mais
- 75.686 pessoas entre 60 e 79 anos
- 6.731 contribuintes com deficiência ou doenças graves
- 23.180 professores
- 86.570 moradores do Rio Grande do Sul afetados por enchentes
- 201.381 que optaram pela declaração pré-preenchida ou solicitaram restituição via PIX
- 106.289 contribuintes não prioritários
As restituições são pagas conforme a prioridade legal e a forma de solicitação. A ordem de pagamento segue a data de envio da declaração, com quem enviou primeiro recebendo antes.
É fundamental acompanhar a situação da restituição não apenas para se programar financeiramente, mas também para verificar se há pendências na declaração. Para isso, consulte regularmente os canais da Receita Federal.
Calendário de Restituição do Imposto de Renda 2024:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 28 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 30 de agosto
- 5º lote: consulta em 23 de setembro e pagamento em 30 de setembro
Para consultar a restituição, acesse o site Meu Imposto de Renda e clique em “Consultar a Restituição”. Para informações detalhadas, utilize o portal e-CAC, onde é possível verificar o status da declaração e corrigir eventuais erros. Para acessar o e-CAC, é necessário ter conta de nível prata ou ouro no Gov.br.