Uma operação interestadual denominada Carpule, deflagrada pela Polícia Civil de São João Batista resultou na prisão de sete traficantes em São João Batista e no Rio Grande do Sul. Operação visou o cumprimento de oito mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão em São João Batista, Biguaçu, Florianópolis e no município gaúcho de Cachoeirinha.
Inicialmente, o inquérito policial fora instaurado para apurar crime de roubo praticado no dia 20 de janeiro deste ano, na clínica odontológica Odonto Excelence, em São João Batista. Após quase quatro meses de monitoramento diário dos criminosos, a equipe de investigação da Policia Civil Batistense , descobriu que o responsável pelo assalto, Fabiano da Silva, integrava grupo criminoso destinado à venda de drogas, encontrando na prática de crimes patrimoniais, como o ocorrido no estabelecimento de odontologia, uma forma de financiar a narcotraficância.
A organização criminosa era formada ainda por Ariane Vogel Martins, esposa de Fabiano, e pelo casal Carlos Alberto Justin dos Santos Junior e Gabriela Zuboski Decker. Os traficantes atuavam na região do Bairro Ingleses do Rio Vermelho, em Florianópolis, valendo-se do engenhoso expediente conhecido como “Disk Drogas” para concretizar a venda do entorpecente.
Durante o período de investigações, os investigadores da Delegacia de Polícia de São João Batista também apuraram que Fabiano da Silva, Ariane Vogel Martins e Carlos Alberto Justin do Santos Junior deslocavam-se, pelo menos uma vez por mês, até a cidade de Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul, a fim de buscar o entorpecente a ser comercializado em Santa Catarina. Enquanto o trio viaja ao Estado vizinho, Gabriela Zuboski Decker ficava responsável em dar continuidade à venda do entorpecente em Santa Catarina.
No município gaúcho, o responsável por intermediar o fornecimento da substancia era Jair da Costa Cunha. Uma equipe de policiais de São João Batista viajou até a Cachoeirinha e, com apoio da Policia Civil local, prendeu o traficante.
Com o passar do tempo, o grupo criminoso liderado por Fabiano da Silva e Carlos Alberto Justin ganha maior envergadura, passando a ostentar a condição de abastecedor de traficantes de menor monta. Dois desses atuavam em São João Batista e tiveram suas prisões realizadas no bairro Ribanceira do Sul. São eles Fabio Alves de Paula e Rodrigo Pereira, também conhecido como Alemão.
Fabiano da Silva e Ariane Vogel Martins foram presos no município de Biguaçu. Apelidado de Pomada, Fabiano já foi condenado por roubo e tráfico de Drogas quando ainda residia no Rio Grande do Sul, de onde fora obrigado a fugir em virtude de desentendimentos com facções rivais.
Carlos Alberto Justin dos Santos Junior e Gabriela Zuboski Decker foram presos em Florianópolis, no Bairro Ingleses do Rio Vermelho. NA casa do casal foram apreendidos drogas e celulares. Carlos Alberto Justin dos Santos Junior, também conhecido como Barata, já ostenta condenações pelo crime de roubo.
Informações da Polícia Civil de São João Batista.