Queijo Diamante produzido em Major Gercino tem sido cada vez mais descoberto pelos consumidores, e ganhado destaque em todo o Brasil. O produto inclusive recebeu homenagem, e foi transformado em selo postal pelo Correios. Na manhã de quinta-feira (12), o prefeito Valmor Pedro Kammers, carimbou o primeiro Selo Especial Queijos do Brasil.
Além de serem utilizados para comprovar o franqueamento de objetos postais ou o pagamento de prestação de serviços postais, os selos também são objetos de colecionadores por seu caráter cultural e artístico.
O evento contou com a presença do prefeito Valmor Pedro Kammers, secretário de Agricultura de Major Gercino, Valdeci Marchi, presidente da Associação dos Agricultores de Major Gercino, Ernandes Stolaski, extensionista da Epagri Remy Simão, produtora do queijo Diamante Treice Keli Diel, gerente Regional de Florianópolis – Epagri, Adriana Tomazi Alves, assessora de planejamento Sabrina Abramovicz, representantes da Fetaesc, representantes dos Correios, e representantes do Sebrae.
O queijo colonial Diamante tem uma grande história até conseguir ser reconhecido. Desde 1952, havia uma lei federal que proíbia a comercialização de queijos de leite cru (ou não pasteurizado), mas a Administração enviou uma proposta de lei estadual para que o queijo pudesse ser comercializado fora da cidade de Major Gercino.
A proposta foi encaminhada para o Poder Legislativo do Estado e o projeto de lei 470.5 foi aprovado em 2017, no mesmo sentido, em julho de 2018, foi sancionada a lei federal Lei 13680, que regulamenta a comercialização de queijos artesanais entre os estados.
O prefeito Valmor apoio este projeto, desde a construção da Lei que permitia o comércio do queijo de leite crú, como construção, regularização e certificação das propriedades. Em setembro de 2019 recebeu um troféu Super Ouro, por apoiar o projeto.
Nos últimos meses a administração de Major Gercino contratou um veterinário especializado para a criação e a implantação do SIM (Selo de Inspeção Municipal).
Sobre o Selo:
Esta emissão traz 8 queijos tipicamente brasileiros, retratados em 8 selos: queijo do Marajó, queijo de manteiga, queijo de coalho, queijo cabacinha do Araguaia, queijo minas artesanal, queijo artesanal paulista, queijo da região do Diamante-SC e queijo artesanal serrano. Para cada selo foi emitido um carimbo de 1° Dia de Circulação. Foram usadas técnicas de fotografia e computação gráfica.
“Este selo é mérito de toda nossa equipe, equipe está que nunca mediu esforços para chegar até aqui, e principalmente de todos os agricultores de Major Gercino, pois se não fosse por eles hoje não estaríamos recebendo um reconhecimento de nível Nacional”, diz o prefeito Valmor.