
Mais de 10 milhões de brasileiros têm a oportunidade de resgatar valores esquecidos, que somam R$ 26,3 bilhões, provenientes do antigo fundo PIS/Pasep. Os saques estão disponíveis a partir de 28 de março deste ano, conforme iniciativa do Ministério da Fazenda, que também lançou o site Repis Cidadão para consulta dos valores.
Esse fundo, que funcionou entre 1971 e 1988, tinha como objetivo complementar a renda de trabalhadores do setor privado e servidores públicos. Ele é distinto do atual abono salarial PIS/Pasep. Em 2020, os valores não resgatados foram transferidos para o FGTS e, mais recentemente, para o Tesouro Nacional.
Os interessados podem verificar sua cota no site ou pelo app do FGTS, utilizando uma conta nos níveis prata ou ouro. O saldo médio estimado por pessoa é de R$ 2,8 mil, corrigido pela inflação.
Caso o titular tenha falecido, há orientações específicas para herdeiros solicitarem os valores. É necessário agir até setembro de 2028, quando o saldo será incorporado definitivamente ao Tesouro Nacional.
Após solicitar o ressarcimento, o pagamento será feito diretamente na conta do beneficiário, respeitando um calendário pré-estabelecido. Não deixe de verificar se você ou sua família têm direito a esses recursos esquecidos!