A mudança climática trará tempestades com raios, ventos fortes e chuvas intensas no fim do dia em todas as regiões do estado, de acordo com a Defesa Civil. Apesar disso, o calor extremo que tem afetado o estado nos últimos dias não diminuirá, com temperaturas máximas podendo alcançar 38ºC no Vale do Itajaí e médias de 35ºC em outras regiões. A Defesa Civil alerta para riscos associados ao calor intenso, como insolação, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
As chuvas intensas devido à frente fria podem também trazer granizo. O risco de ocorrências como destelhamentos, quedas de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais varia de moderado a alto.
Condições Climáticas por Região:
- Extremo Oeste: Mínima de 17.8°C e máxima de 36.5°C; sol com muitas nuvens.
- Oeste: Mínima de 16°C e máxima de 34.2°C; sol com muitas nuvens.
- Meio-Oeste: Mínima de 16.1°C e máxima de 30.8°C; encoberto com chuva.
- Planalto Sul: Mínima de 15.3°C e máxima de 29.8°C; sol, nuvens e pancadas de chuva com raios.
- Litoral Sul: Mínima de 18.4°C e máxima de 35.3°C; sol, nuvens e pancadas de chuva com raios.
- Vale do Itajaí: Mínima de 16.8°C e máxima de 38.1°C; sol, nuvens e pancadas de chuva com raios.
- Grande Florianópolis Serrana: Mínima de 17.7°C e máxima de 35.2°C; sol, nuvens e pancadas de chuva com raios.
- Grande Florianópolis Litorânea: Mínima de 18.6°C e máxima de 37.4°C; sol, nuvens e pancadas de chuva com raios.
- Planalto Norte: Mínima de 15.7°C e máxima de 34.6°C; sol com muitas nuvens.
- Litoral Norte: Mínima de 19.7°C e máxima de 36.9°C; sol, nuvens e pancadas de chuva com raios.
Perspectivas para os Próximos Dias:
Na quinta-feira (12), a atuação da frente fria fará com que as temperaturas não subam tanto quanto nos dias anteriores, mas o calor e a sensação de abafamento ainda prevalecerão em todo o estado. As condições para temporais continuarão, especialmente entre os planaltos e o litoral catarinense. À noite, o mar ficará mais agitado entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com risco moderado associado à agitação marítima.
As noites e madrugadas seguirão abafadas na maioria das regiões até quinta-feira. Durante as tardes, temperaturas entre 35°C e 38°C serão registradas em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, Extremo Oeste, Meio-Oeste, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Algumas cidades dessas regiões podem chegar próximo aos 40°C, conforme a Defesa Civil. Nas outras regiões, as temperaturas à tarde variarão entre 30°C e 35°C.
Na sexta-feira (14), o tempo permanecerá instável. No Grande Oeste, o calor persistirá, mas com condições para temporais isolados com raios, ventos fortes, granizo e chuvas intensas pontuais. Entre os planaltos e o litoral catarinense, o tempo ficará mais nublado, com maior possibilidade de temporais e chuva abrangente, resultando em temperaturas um pouco mais amenas. O risco de alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores e destelhamentos será moderado.
No sábado (15), o sol voltará a predominar em todo o estado e as temperaturas começarão a subir gradativamente. Com o calor e a umidade, há possibilidade de temporais isolados entre a tarde e a noite.
Recomendações da Defesa Civil:
- Evite exposição nas horas mais quentes do dia e mantenha-se hidratado.
- Redobre os cuidados com crianças, idosos e animais de estimação.
- Durante os temporais, busque abrigo e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes submersas.
- Redobre cuidados próximo a áreas de encosta.
- Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.