A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista publica, na edição desta segunda (28) do Diário Oficial, a Portaria nº 08/SMS/2020, que traz atualizações referentes às medidas de combate e prevenção à Covid-19 necessárias para realização de atividades em igrejas e templos religiosos da cidade.
A restrição de atendimento fica reduzida de 30% para 50% de capacidade. A possibilidade de celebrações religiosas fica ampliada de dois para três dias por semana. O funcionamento dos departamentos das igrejas fica liberado enquanto a região estiver enquadrada na Cor Laranja da Classificação de Risco.
Todas as demais regras seguem em funcionamento, com destaque para a obrigatoriedade de uso de máscaras, distanciamento pessoal mínimo de 1,5 metro, disponibilização de álcool em gel 70% e aparato para higienização das mãos na entrada dos estabelecimentos, higienização dos equipamentos, cadeiras, mesas e demais utensílios com álcool 70% antes e depois de uso individual e manutenção dos locais com o máximo de ventilação possível.
Também permanece ativa a Central de Monitoramento Covid-19, em que são informados, aos responsáveis por cada denominação religiosa do município, os casos positivos e/ou suspeitos que devem cumprir o isolamento domiciliar. Desta forma, somente fica permitido o retorno às celebrações após apresentação de Laudo de Alta entregue pela equipe de Saúde da Família ao paciente.
A íntegra da Portaria n° 08/SMS/2020, assim como das demais normativas municipais para enfrentamento da pandemia, podem ser conferidas em: https://bit.ly/2G6zDrh.