O volume de chuva que atingiu a região nas últimas 48 horas, deixaram novamente a região em alerta. De acordo com dados da Defesa Civil de Santa Catarina, Tijucas teve acumulado 104 milímetros de chuva. Canelinha registrou 99 mm e São João Batista 78 milímetros.
Foram registrados pontos de alagamentos em Tijucas e Canelinha. Durante todo o sábado (19), equipes da Prefeitura de Canelinha trabalharam para amenizara os problemas na cidade com abertura de valas e suporte aos moradores.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Joseph Taylor, apesar do grande volume registrado, o escoamento das águas já aconteceu em praticamente toda a área urbana.
No entanto, na zona rural ainda há pontos de alagamentos e quedas de barreira, que dificultam o deslocamento de moradores. “Abrimos algumas valas para ajudar a drenagem do centro”, informou o coordenador.
O estado de alerta em Santa Catarina continua após as fortes chuvas deste sábado (19). A atuação de um sistema de baixa pressão deixa o mar agitado no Litoral catarinense durante todo o domingo (20). Há, ainda, alerta para o risco de deslizamentos.
A Defesa Civil de Santa Catarina aponta para o risco moderado de desastres associados à ressaca entre a região da Grande Florianópolis e o Litoral Norte. No período da manhã, entre essas regiões, são esperadas rajadas de vento de até 50 km/h e ondas de quadrante leste com alturas de até 3 metros.