Pouco mais de três anos liderando a Polícia Militar de São João Batista, e o tenente Sérgio Arlan deixa o comando da PM local. Arlan vai assumir a polícia de São José, e um novo titular será deslocado para a Capital Catarinense do Calçado. Mudança no comando já está confirmada e troca deve acontecer no mês de junho.

Nas mãos de Sérgio Arlan, a PM aumentou sua proximidade com a comunidade e imprensa. Entusiasta do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), estimulou a recriação e reuniões da entidade. Se uniu a lideranças locais na cobrança por aumento no número de efetivo policial e na busca por soluções para segurança do município.
Atuou pessoalmente em casos de grande repercussão como o sequestro do empresário João Gonçalves e na solução do caso envolvendo o filho do ex-prefeito Aderbal Manoel dos Santos. Defensor do uso de tecnologia a favor da segurança pública, foi responsável pela implantação das câmeras de videomonitoramento na cidade.