Com produtos diferenciados e mil ideias na cabeça, a empresária Fabiana Saramento, de Itapema, SC, está conseguindo superar a crise e manter o crescimento de sua empresa. Formalizada desde 2011 com a abertura de sua fábrica, – a Saramento’s Chocolataria – a especialista em chocolates iniciou suas atividades como MEI (Micro Empreendedora Individual) e agora, em 2016, passou para a categoria Simples Nacional.
Sempre atenta à evolução do mercado e às técnicas de gestão dos negócios, Fabiana tem aproveitado todas as ferramentas possíveis oferecidas pelo Sebrae. Ela conta que já participou de diversos cursos, oficinas, palestras e feiras promovidas pelo Sebrae na região e afirma que o apoio prestado pelos consultores tem sido fundamental para seu crescimento profissional.
“Eu estou aprendendo a ser empresária com o Sebrae. Eu me vejo como empreendedora, até porque, tenho muitas ideias, tenho foco nos objetivos que pretendo alcançar, no entanto, preciso de orientação para gerir os negócios e transformar estes projetos em ações práticas. E é isso que tenho conquistado com o Sebrae”, diz a empresária que aguarda pela abertura de nova turma do Empretec.
Fabiana Saramento é uma das milhares de mulheres do Brasil que se tornaram empresárias nos últimos anos. Segundo o Anuário das Mulheres Empreendedoras em Micro e Pequenas Empresas, do Sebrae, o total de empreendedoras apresentou acréscimos em todas as regiões do Brasil. Hoje cerca de 25% das microempresas são comandadas pelo sexo feminino, o que corresponde a aproximadamente 7,3 milhões dos empreendedores do país.
“Para nós, do Sebrae, é sempre muito gratificante acompanhar o crescimento de empreendedores como a Fabiana. Isso mostra o quanto nossos empresários ganham quando se envolvem nas nossas ações e buscam por um apoio especializado”, afirma o Diretor de Administração e Finanças do Sebrae/SC Sérgio Cardoso.
O coordenador regional do Sebrae na Foz do Itajaí, Alcides Sgrott Filho também comenta. “Estamos sempre buscando atender os empresários da nossa região da melhor forma possível e quando nos deparamos com resultados como este temos a certeza de que estamos no caminho certo”, diz.
Hora de vender
Para 2016, a empresa tem como expectativa a venda de 4 toneladas de chocolates somente na Páscoa. A meta é de uma tonelada a mais do que em 2015, quando a empresa atingiu o volume de 3 toneladas de chocolate artesanal produzido e comercializado.
Sobre a empresa
A Saramento’s produz seu chocolate de forma artesanal, desde a seleção do cacau até a elaboração do produto final, que é o chocolate em seus mais diversos sabores e formatos. Para isso, a chocolatier utiliza cacau equatoriano, de origem do Pará e da Bahia. Os produtos são fabricados sem glúten, gordura fracionada nem hidrogenada.