O vice-prefeito de Major Gercino, Moacir Batisti esteve em Brasília na XXI Marcha dos Prefeitos, juntamente com sete vereadores da cidade. E uma visita especial marcou a comitiva majorense. Trata-se da ida a Embaixada do Grão-Ducado de Luxemburgo, onde deixaram um convite ao embaixador Carlo Krieger. Ele estava em viagem, e a comitiva de Major foi recepcionada por diplomatas.
O motivo: algumas famílias de Major Gercino descobriram que são descendentes de luxemburgueses, e não alemães, ao qual acreditavam até então. Entre os possíveis sobrenomes, Kammers, Scheidt, Hames, Steil e Schmitz podem ter raízes neste país europeu. “Nós convidamos o embaixador para fazer uma visita a Major Gercino”, disse Batisti.
Não somente Major Gercino, bem como Angelina, Rancho Queimado e até mesmo São João Batista já registram pedidos de dupla cidadania para este país.
Luxemburgo é um pequeno Estado soberano situado na Europa Ocidental, limitado pela Bélgica, França e Alemanha. Tem uma população de pouco mais de meio milhão de habitantes e uma área de aproximadamente 2.586 km².
Sendo uma democracia representativa parlamentar com um grão-duque como monarca constitucional, Luxemburgo é o único grão-ducado ainda existente. O país tem uma economia altamente desenvolvida, com um dos maiores PIB per capita do mundo.
A importância histórica e estratégica remonta aos tempos da sua fundação, como uma fortaleza romana, no início da Idade Média. Foi um importante bastião espanhol enquanto a Espanha foi a principal potência europeia, influenciando todo o hemisfério ocidental e para além dos séculos XVI e XVII.
No Brasil, além da embaixada em Brasília, há três consulados: Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.