Foto: Divulgação
Neste ano de 2018, o município de Canelinha já registrou ao menos um caso de Gripe A do subtipo H1N1, de acordo com o último boletim da Dive – Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica, divulgado na última semana. Tijucas também registrou dois casos.
Santa Catarina já registrou 44 casos graves de gripe A em 2018, sendo 25 de H1N1 e 19 de H3N2, além de quatro que ainda estão em investigação do subtipo. Também foram confirmados quatro casos de hospitalização pelo vírus influenza B no Estado até o dia 8 de maio.
O município que teve maior número de casos de influenza foi Florianópolis, com 15 hospitalizações. Em seguida, Tubarão, com cinco casos; Biguaçu, Itajaí, Joinville, Palhoça e São José, com três casos cada; Blumenau, Braço do Norte, Jaraguá do Sul, Santo Amaro da Imperatriz e Tijucas, com dois casos cada; Brusque, Canelinha, Itapema, Laguna, Lebon Régis, Rodeio e São Miguel do Oeste, com um caso cada,
Sobre Canelinha
Em 2018 foram notificados três casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), suspeitos de Influenza/Gripe em Canelinha. Desses, um era adulto que esteve internado no mês de abril no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis e teve diagnóstico de H1N1.
Outro caso envolveu uma criança que esteve internada no Hospital Infantil, na Capital, no mesmo mês e foi diagnosticada com Vírus Sincicial Respiratório, mas que não é Influenza.
Por último, um idoso esteve internado neste mês de maio na Fundação Hospitalar Municipal de Canelinha com diagnóstico de Síndrome Respiratória Aguda Grave, que também não é influenza. Os dois primeiros estão bem e em casa e o idoso faleceu.
Influenza e os Subtipos
A Influenza, popularmente chamada de Gripe, pode ser provocada por diversos tipos e subtipos, os principais são classificados em Influenza A (subtipos H1N1 e H3N2) e Influenza B.
A suspeita de Influenza se dá quando um paciente apresenta Síndrome Respiratória Aguda Grave (febre, dor no corpo e associada a alguma complicação como falta de ar e baixa saturação de oxigênio).
Quando o paciente está com SRAG ele se internará em algum hospital onde haverá a coleta de secreção das vias nasal e faringe (garganta), e encaminhamento para o laboratório.
Duas Mortes em 2016
No ano de 2016, Canelinha registrou duas mortes por Gripe A: um homem de 44 anos e mais uma mulher que, na época, não teve a idade divulgada.