Os 22 municípios que compõem a Grande Florianópolis, que inclui São João Batista, Tijucas, Canelinha, Nova Trento e Major Gercino, vão adotar medidas mais restritivas a partir desta terça-feira (16) até as 6h da próxima terça-feira (23). Prefeituras ainda não se manifestaram, e precisarão emitir decretos próprios. Regras entram em vigor em vigor a partir das 18h de terça-feira (16).
Serão suspensas das aulas presenciais, seja em escolas públicas ou privadas, em todos os níveis, mantendo somente o ensino remoto. Também ficou decidido que as atividades não essenciais, estão suspensas das 18h às 6h, no período de uma semana.
Após este horário, apenas entrega em casa e retirada em restaurantes estão autorizadas. Durante o horário permitido para funcionamento, a lotação máxima permitida é de 25%. De acordo com informações do NDmais a adoção dessas regras ainda depende de publicação de decretos municipais por todos os prefeitos, com o mesmo conteúdo.
Quais atividades estão suspensas entre 18h e 6h:
Parques temáticos, aquáticos e zoológicos;
Circos e museus;
Feiras, leilões, exposições e inaugurações;
Congressos, palestras e seminários;
Piscinas de uso coletivo, clubes sociais e esportivos e quadras esportivas;
Atendimento presencial em agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito;
Eventos sociais, inclusive na modalidade drive-in, e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídos excursões e cursos presenciais;
Serviços públicos considerados não essenciais, em âmbito municipal, estadual ou federal, que não puderem ser realizados por meio digital ou mediante trabalho remoto;
Concentração, a circulação e a permanência de pessoas em parques, praças e praias;
o calendário de eventos esportivos organizados pela Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte);
Utilização de salões de festas e outros espaços de uso coletivo em condomínios e prédios privados;
Fornecimento de bebidas alcoólicas para consumo no próprio estabelecimento, entre 21h e 6h;
Vale ressaltar que as atividades como farmácias, hospitais e clínicas médicas seguem autorizados a permanecerem abertos,conforme já estabelecido no decreto estadual.